Wednesday, May 24, 2006

O INSULTO

(Drama cómico, ideal para ser recitado at tea time, com uma pequena nuvem; não é aconselhável o uso de algemas e outros gadgets quando na presença de crianças e/ou pessoas influenciáveis)

Acto I – Na sala de estar do major
(Alverca lê o jornal. Ângelo entra esbaforido.)
ÂNGELO
Alverca, um menino chamou-me português!
ALVERCA (fechando o jornal)
Ah é, Ângelo? Deixa estar que eu vou já falar com o pulhazito.

Acto II – No pátio do recreio
(O major agarra o fedelho pelos colarinhos e ergue-o nos ares.)
ALVERCA
Foi você que chamou português ao meu Ângelo?
FEDELHO
Não, eu...
ALVERCA
Ai... Chamaste ou não chamaste, meu panasca?
FEDELHO
Chamei, mas... era a brincar.
ALVERCA
A brincar, meu cabrão?
FEDELHO
Não foi com má intenção.
ALVERCA
Não foi?!? Diz isso ao juiz, ó filho da puta, a ver se ele acha graça.

Acto III – No tribunal
ALVERCA
... e foi isto, sr. dr, Juiz. Este fedelho chamou português ao meu Ângelo.
JUIZ
Incrível. O que o major Alverca diz é verdade, sua besta?
FEDELHO
Bem...
JUIZ
Você teve o desplante miserável e covarde de chamar português a um rapaz que não lhe fez mal algum?
FEDELHO
Eu... Eu disse português mas foi sem querer. Queria mesmo era dizer ucraniano.
JUIZ
Ucraniano... Cinco anos de cadeia, seu filho de um ânus putrefacto! Mais dois por desrespeito ao tribunal e não se armar em osga sonsa e soez. Que é para aprender a não brincar com o bom nome das pessoas.

Epílogo – No pátio da prisão
FEDELHO
Ai o caralho...
GUARDA
O qué que você disse? O que é que você disse?
FEDELHO
Nada.
GUARDA
Não me venhas com essa. Disseste alguma coisa que eu ouvi.
FEDELHO
Disse apenas ai o caralho.
GUARDA
Ah. A mim pareceu-me que me estavas a chamar português.
FEDELHO
Não. Só disse ai o caralho.
GUARDA
Bom. Por esta passa. Se estivesses a chamar-me português, levavas cá uma arrochada...

3 comments:

  1. Natalinha, viste o Major?
    Eu não Tejo, creio mesmo que está no estrangeiro. Saberás tu do Angelo?
    Esse sei de fonte segura que não está no País.
    Não há coincidências, portanto.

    ReplyDelete
  2. Pacheco, o PereiraJune 2, 2006 at 6:58 AM

    paneleiros! Eu sei bem o que vocês andem a fazer quando vão à Tailãndia!... "Alemanha"? "Inglaterra"? Pff! Eu topo-vos, panilas de merda.

    ReplyDelete